domingo, 24 de março de 2019

Dia Mundial da Água- 22 de março




Dia Mundial da Água- 22 de março 



Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional para a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas deste dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Mãe segurando aquário com Planeta Terra dentro

  1. A água faz parte do património do planeta; 
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;
  10. O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Por tudo isto, não desperdices, nem poluas a água porque sem ela , não conseguirás sobreviver!

Vídeo sobre a água:

Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março  e foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
 Alberto Caeiro:






Mais poesia!

https://youtu.be/DZKVu19hGFE





domingo, 17 de março de 2019

Atividades ao rubro-Semana da Leitura







Hoje leitor , amanhã leitor(es)
Semana da Leitura recentrou a leitura na atividade escolar.
Todos estiveram envolvidos .
Das turmas do segundo e terceiro ciclos vieram, ao Auditório, representantes para o Concurso: " Eu "Eu li, eu sei!"
As turmas do  primeiro ciclo  foram realizando  a atividade na sala de aula.

As obras em concurso:
Uma questão de cor- Ana Saldanha
Gato malhado e andorinha Sinhá- Jorge Amado
Auto da Barca do Inferno- Gil Vicente
O beijo da palavrinha - Mia Couto



Depois , a magia da leitura aconteceu .
Na sala dos professores, voluntários criavam , nos intervalos , momentos de partilha.A  leitura impunha-se e nasciam deliciosos momentos de histórias e poesia...

Como as bibliotecas das E.B. 1 se tornavam  pequenas para os grandes momentos de Leitura, os polivalentes transformavam-se. As  turmas iam mostrando os seus melhores leitores e entre palmas e pontos, a leitura era o motivo maior.
 

 Os professores mostravam-se, com razão, orgulhosos da leitura dos seus alunos.
A professora Fátima Gil,  da equipa da Biblioteca, ofereceu uma lembrança da Semana da Leitura  para toda a escola...

Houve também momentos de Hora do Conto para os mais pequeninos...
 
Entretanto, os prémios de leitura serão divulgados....









https://www.instagram.com/p/BvDCVoQBj6f/


A  leitura de e para todos passou também pela participação de uma assistente operacional com dupla nacionalidade para ler em língua espanhola.
Momentos de partilha...



Os nossos leitores foram todos ótimos. 

Parabéns aos alunos e seus professores!

Viva a Leitura! 

domingo, 10 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA


Algumas dicas para melhorares a tua

competência leitora:

1. Lê com cuidado:

 Para conseguires absorver o máximo do conteúdo, é necessária uma leitura atenta. Caso precises, destaca, anota e marca  as páginas.

2. Cria fichas de leitura

Para melhorares a compreensão do que lês , podes utilizar   fichas de leitura , registando informações do que leste, pois  pequenas anotações podem ajudar-te a lembrar de pontos-chave de cada conteúdo.

3. Lê em voz alta 

Ler em voz alta serve como uma boa estratégia de memorização  além de te ajudar a entender melhor alguns conteúdos mais exigentes e complexos do que leste. Essa prática também pode ajudar-te  a colocar as ideias em ordem e a evitar que o texto fique confuso..

4. Lê  mais sobre vários assuntos

Cultiva  a leitura: essa é a melhor estratégia para leres  melhor. Adota o hábito de ler diariamente. Não leias apenas pela obrigação de cumprires as  tarefas propostas pelos  professores. Escolhe conteúdos do teu interesse, mas seleciona várias opções de assunto pois  isso amplia os teus  conhecimentos literários e ajuda a aumentar o teu repertório no momento de escrever ou falar sobre algo.

5. Lê ,  escreve e partilha  !

Deves ler e escrever sem compromisso sobre algo de que gostas, pois isso tornará o trabalho mais divertido e interessante. Podes registar os teus   textos e até criar  um  blogue literário. Partilha o que lês e escreve. Quanto mais vezes o fizeres, maiores serão as tuas habilidades adquiridas.Compartilha as  tuas experiências sobre leitura e escrita para ajudar outras pessoas também. Dessa forma, as tuas habilidades amadurecerão com mais consistência.
A leitura é um investimento no teu crescimento !
Lê!

quarta-feira, 6 de março de 2019

Dia da Mulher

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, é comum ver um clima festivo em torno da data, com a oferta de flores às mulheres e provas desportivas. Entretanto, o objetivo central desse dia é convidar a sociedade a refletir sobre a condição feminina no mundo e a debater a questão da igualdade de direitos entre mulheres e homens e até a violência doméstica. Assim, a ocasião busca firmar a equidade de direitos entre os géneros, sem que as diferenças biológicas entre os sexos sejam utilizadas como pretexto para diminuir o valor da mulher.
A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu aquele período também como Década da Mulher. 

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Dia dos Afetos- Dia de S.Valentim

As bibliotecas prepararam-se para comemorar o Dia dos Afetos numa estratégia de promoção dos valores do Amor e de não violência nas relações entre pessoas.
Estiveram em exposição vários livros em todas as bibliotecas do Agrupamento com a temática do Amor.
Foram realizados vários trabalhos  e os alunos estimulados a refletir e a produzir:

> Carta de Amor
>Postais para mensagens
>Decorações temáticas

Num trabalho de articulação entre a biblioteca e a turma SLT4 da Escola E.B. 1de S.Lourenço na aula de português um trabalho sobre o Amor. Este trabalho teve como pré- Texto uma abordagem na bibliuoteca com os momentos do Biblio-smile . De pois a professora foi explorar o tema e   em português e cidadania  , numa perspetiva de valorizar  o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela  rejeição de  todas as formas de discriminação ou violência . O resultado final do trabalho coletivo sobre o amor foi depois apresentado na Biblioteca .






terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Concurso de Poesia Interescolas

O Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019 inicia-se no dia 8 de janeiro e termina a 15 de março.
Convida-se os alunos, os docentes, os funcionários e os encarregados de educação do AE Gaia Nascente a participar.
Este Concurso decorre em parceria com as Escolas/Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, poetas residentes e outros intelectuais, conforme o Regulamento concelhio apresentado aqui, incluído no site “Poesia em Gaia”.
As orientações para a organização interna de cada escola/JI do AE Gaia Nascente encontram-se aqui.

O nosso agrupamento vai revelar os seus poetas...
Participa!

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quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Festas Felizes

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As Bibliotecas do Agrupamento vestiram-se de cores natalícias com livros em destaque . Sempre que foi possível, os utilizadores deram a sua ajuda nas decorações .
  



A comemoração   serviu ainda para  desenvolver várias  áreas de competências como relacionamento interpesssoal , sensibilidade estética, linguagens e textos  entre  outras.

A equipa da biblioteca propôs a articulação com a disciplina e  professores de português no âmbito da flexibilidade. Foi assim realizada uma árvore de  Natal coletiva, com mensagens carregadas de princípios de   base humanista que traduzem uma visão que valoriza o respeito pela dignidade humana, em valores  da  Cidadania e participação . Esta árvore teve ainda a colaboração dos alunos de biblioterapia,  Direção, assistentes operacionais e técnicos.  

A equipa dinamizou também  a Hora do Conto para as salas do pré-escolar e algumas turmas do 1º ciclo
 ia.

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Foram feitas várias decorações fora da biblioteca alusivas à data :


Tudo foi executado com a preciosa colaboração  da   assistente operacional da Biblioteca que   montou várias  decorações de Natal : anjos nas portas das salas, pais natais  na sala dos professores e em outros locais da escola.  
















Fazendo jus ao papel da biblioteca como espaço de estímulo da  dimensão  atitudinal, que orienta  a ação dos jovens , relacionamento com o mundo que os rodeia, a biblioteca envolveu a equipa e alunos nas decorações para; receber as famílias 
  ;representantes do governo e autarquia no dia 14 de dezembro.


Todos meteram mãos à obra e deram o seu melhor.Obrigada à equipa e colaboradores.


terça-feira, 11 de dezembro de 2018

10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos

No 10 de dezembro de 2018 - celebrou-se  o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dia em que, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris. 
Dadas as violações perturbadoras em relação aos direitos humanos em muitas   regiões do planeta,  é necessário lembrar os princípios e valores da  Declaração Universal dos Direitos Humanos .
A Biblioteca , de acordo com os valores e  princípios do perfil do aluno ,  propôs,  a todos, um momento de discussão/reflexão com  a colocação de um alerta com alguns pontos  dos  Direitos  do Homem. 
A biblioteca pretendeu:

  1.  ajudar a  a pensar de modo abrangente e em profundidade na importância da defesa dos direitos humanos para o bem e justiça da humanidade.
2.  alertar toda a comunidade educativa  para a importância de se  colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação;
3.  promover a igualdade entre todos os cidadãos;  
4. homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos. 

domingo, 9 de dezembro de 2018

20 de novembro- Dia Internacional dos Direitos da Criança- Dia do Pijama

  


Dia Internacional dos Direitos da Criança -  foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo:







  • Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
  • Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  • Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
  • As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
  • Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
  • Todas as crianças têm direito à educação.
  • Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.
A biblioteca alertou a comunidade para a importância deste dia . Foram ainda expostos vários livros sobre os direitos das crianças e houve momentos em que se combinou com o Dia o Pijama .


VENCEDORES: Enigma do mês

A partir de dezembro, a biblioteca propõe desafios, que de forma lúdica , pretendem desenvolver capacidades mentais.
Como  outros jogos educativos, tem necessariamente, o sentido de competição e de vitória. Mas, neste caso, a vitória e o prazer conquistam-se pela descoberta  do sentido das palavras, quando se compreende a lógica da adivinha.

Por outras palavras, a biblioteca pretendeu desenvolver a capacidade de abstração que  permite treinar a concentração e aumentar o discernimento..

Em resumo, o uso das adivinhas, como forma de convívio social entre adultos e jovens , desenvolve nestas a disciplina, o raciocínio e aumenta a agilidade mental; desenvolvendo a observação imaginativa, leva à descoberta de alternativas e toma o espírito mais sadio e apto para entrar na "antecâmara do conhecimento".


Quem sabe as respostas?

VENCEDORES:
Alunos:

1º PRÉMIO
  • Lisandro Guedes- nº 12- 7ºD
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  • Vitória Cavadas-nº 19- 7ºD
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  • Diogo Maia nº 11- 9ºA
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2º PRÉMIO
  • Gonçalo Couto nº 8- 7ºD

Concurso de Soletração


Na linha de um trabalho de articulação , está decorrer um Concurso de Soletração,  que abrange todos as turmas do   3º ano  ao 9º ano.
A Biblioteca aceitou o desafio do 2º ciclo e levou-o a todos os ciclos.
É pois  colocada ao dispor dos alunos, uma lista de verbos, nomes e adjetivos que servem para a concretização do jogo . Depois tudo se passa dentro da sala na 1ª fase.
A biblioteca  divulgou em cartazes e junto do departamento do 1º ciclo e departamento de línguas, preparou  a calendarização, as horas disponíveis e  as caixas  para o efeito.  No 1º ciclo ,e  em alguns casos , um elemento da equipa  está a ir  dentro da sala dinamizar o jogo.
Todas as restantes  turmas recebem na sua sala, o material do jogo, e os professores fazem a seriação, nesta 1ª fase

A adesão está a ser fantástica e a avaliação dos alunos  bastante positiva. 
ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DA ATIVIDADE DE ACORDO COM O PERFIL DO ALUNO À SAIDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA (Aprendizagens essenciais) :


Linguagens e textos

Esta atividade está inserida numa estratégia articulada que  implicou, neste caso,  que os alunos fossem  capazes de:

  • Dominar o código que os capacita para a leitura e para a escrita . 
  • Dominar a capacidade nuclear de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita.
  • Combater o erro
  • ter competência da escrita que inclua saber escrever 
  • ter a competência da oralidade (compreensão e expressão) com vista a interagir com adequação 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Vencedores-Trabalho de pesquisa - Saramago- 20 anos de Nobel

.Com base nas comemorações dos 20 anos do Prémio Nobel de Literatura de José Saramago, foi realizada uma atividade  de articulação entre a Biblioteca e as professoras  de Português do 3º ciclo.
A partir de documentos autênticos, os alunos participaram num workshop , pesquisando e investigando aspetos relevantes sobre a vida e obra do autor.
Após análise dos trabalhos apresentados , foi um atribuído um prémio para os melhores , tendo como critérios:
  • criatividade
  • rigor e organização  no conteúdo da informação recolhida
  • ortografia
  • caligrafia
  • correção linguística
  • cumprimento das propostas de trabalho

Vencedores:
7º ano- turma 7º A
Ana Pires / Inês Silva
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8º ano- turma 8º B
Iara Barbosa - Alexandra Oliveira
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9º ano- 9º D
Íris Barros / Taiana Beleza
Rafael Zenha/ Tiago Mendonça
Paulo Silva/ Diogo Rocha
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PARABÉNS A TODOS!

ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DA ATIVIDADE DE ACORDO COM O PERFIL DO ALUNO À SAIDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA:

Esta atividade está inserida numa estratégia articulada que  implicou, neste caso,  que os alunos fossem  capazes de:

  • utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade; 
  • transformar a informação em conhecimento; 
  • pesquisar  e recorrer  à informação disponível em fontes documentais físicas e digitais... 
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