O Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019 inicia-se no dia 8 de janeiro e termina a 15 de março.
Convida-se os alunos, os docentes, os funcionários e os encarregados de educação do AE Gaia Nascente a participar.
Este Concurso decorre em parceria com as Escolas/Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, poetas residentes e outros intelectuais, conforme o Regulamento concelhio apresentado aqui, incluído no site “Poesia em Gaia”.
As orientações para a organização interna de cada escola/JI do AE Gaia Nascente encontram-se aqui.
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Festas Felizes
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As Bibliotecas do Agrupamento vestiram-se de cores natalícias com livros em destaque . Sempre que foi possível, os utilizadores deram a sua ajuda nas decorações .
A comemoração serviu ainda para desenvolver várias áreas de competências como relacionamento interpesssoal , sensibilidade estética, linguagens e textos entre outras.
A equipa da biblioteca propôs a articulação com a disciplina e professores de português no âmbito da flexibilidade. Foi assim realizada uma árvore de Natal coletiva, com mensagens carregadas de princípios de base humanista que traduzem uma visão que valoriza o respeito pela dignidade humana, em valores da Cidadania e participação . Esta árvore teve ainda a colaboração dos alunos de biblioterapia, Direção, assistentes operacionais e técnicos.
A equipa dinamizou também a Hora do Conto para as salas do pré-escolar e algumas turmas do 1º ciclo
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Foram feitas várias decorações fora da biblioteca alusivas à data :
Tudo foi executado com a preciosa colaboração da assistente operacional da Biblioteca que montou várias decorações de Natal : anjos nas portas das salas, pais natais na sala dos professores e em outros locais da escola.
Fazendo jus ao papel da biblioteca como espaço de estímulo da dimensão atitudinal, que orienta a ação dos jovens , relacionamento com o mundo que os rodeia, a biblioteca envolveu a equipa e alunos nas decorações para; receber as famílias
;representantes do governo e autarquia no dia 14 de dezembro.
terça-feira, 11 de dezembro de 2018
10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos
No 10 de dezembro de 2018 - celebrou-se o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dia em que, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris.
Dadas as violações perturbadoras em relação aos direitos humanos em muitas regiões do planeta, é necessário lembrar os princípios e valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos .
A Biblioteca , de acordo com os valores e princípios do perfil do aluno , propôs, a todos, um momento de discussão/reflexão com a colocação de um alerta com alguns pontos dos Direitos do Homem.
A biblioteca pretendeu:
A biblioteca pretendeu:
- ajudar a a pensar de modo abrangente e em profundidade na importância da defesa dos direitos humanos para o bem e justiça da humanidade.
domingo, 9 de dezembro de 2018
20 de novembro- Dia Internacional dos Direitos da Criança- Dia do Pijama
Dia Internacional dos Direitos da Criança - foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo:
- Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
- Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
- Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
- Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
- Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
- Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
- As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
- Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
- Todas as crianças têm direito à educação.
- Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.
A biblioteca alertou a comunidade para a importância deste dia . Foram ainda expostos vários livros sobre os direitos das crianças e houve momentos em que se combinou com o Dia o Pijama .
VENCEDORES: Enigma do mês
A partir de dezembro, a biblioteca propõe desafios, que de forma lúdica , pretendem desenvolver capacidades mentais.
Como outros jogos educativos, tem necessariamente, o sentido de competição e de vitória. Mas, neste caso, a vitória e o prazer conquistam-se pela descoberta do sentido das palavras, quando se compreende a lógica da adivinha.
Por outras palavras, a biblioteca pretendeu desenvolver a capacidade de abstração que permite treinar a concentração e aumentar o discernimento..
Em resumo, o uso das adivinhas, como forma de convívio social entre adultos e jovens , desenvolve nestas a disciplina, o raciocínio e aumenta a agilidade mental; desenvolvendo a observação imaginativa, leva à descoberta de alternativas e toma o espírito mais sadio e apto para entrar na "antecâmara do conhecimento".
Quem sabe as respostas?
VENCEDORES:
Alunos:
1º PRÉMIO
- Lisandro Guedes- nº 12- 7ºD
- Vitória Cavadas-nº 19- 7ºD
- Diogo Maia nº 11- 9ºA
2º PRÉMIO
- Gonçalo Couto nº 8- 7ºD
Concurso de Soletração
Na linha de um trabalho de articulação , está decorrer um Concurso de Soletração, que abrange todos as turmas do 3º ano ao 9º ano.
A Biblioteca aceitou o desafio do 2º ciclo e levou-o a todos os ciclos.
É pois colocada ao dispor dos alunos, uma lista de verbos, nomes e adjetivos que servem para a concretização do jogo . Depois tudo se passa dentro da sala na 1ª fase.
A biblioteca divulgou em cartazes e junto do departamento do 1º ciclo e departamento de línguas, preparou a calendarização, as horas disponíveis e as caixas para o efeito. No 1º ciclo ,e em alguns casos , um elemento da equipa está a ir dentro da sala dinamizar o jogo.
Todas as restantes turmas recebem na sua sala, o material do jogo, e os professores fazem a seriação, nesta 1ª fase
A adesão está a ser fantástica e a avaliação dos alunos bastante positiva.
A adesão está a ser fantástica e a avaliação dos alunos bastante positiva.
ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DA ATIVIDADE DE ACORDO COM O PERFIL DO ALUNO À SAIDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA (Aprendizagens essenciais) :
Linguagens e textosEsta atividade está inserida numa estratégia articulada que implicou, neste caso, que os alunos fossem capazes de:
- Dominar o código que os capacita para a leitura e para a escrita .
- Dominar a capacidade nuclear de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita.
- Combater o erro
- ter competência da escrita que inclua saber escrever
- ter a competência da oralidade (compreensão e expressão) com vista a interagir com adequação
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
Vencedores-Trabalho de pesquisa - Saramago- 20 anos de Nobel
.Com base nas comemorações dos 20 anos do Prémio Nobel de Literatura de José Saramago, foi realizada uma atividade de articulação entre a Biblioteca e as professoras de Português do 3º ciclo.
A partir de documentos autênticos, os alunos participaram num workshop , pesquisando e investigando aspetos relevantes sobre a vida e obra do autor.
Após análise dos trabalhos apresentados , foi um atribuído um prémio para os melhores , tendo como critérios:
- criatividade
- rigor e organização no conteúdo da informação recolhida
- ortografia
- caligrafia
- correção linguística
- cumprimento das propostas de trabalho
Vencedores:
7º ano- turma 7º A
Ana Pires / Inês Silva
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8º ano- turma 8º B
Iara Barbosa - Alexandra Oliveira
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9º ano- 9º D
Íris Barros / Taiana Beleza
Rafael Zenha/ Tiago Mendonça
Paulo Silva/ Diogo Rocha
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PARABÉNS A TODOS!
Esta atividade está inserida numa estratégia articulada que implicou, neste caso, que os alunos fossem capazes de:
ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DA ATIVIDADE DE ACORDO COM O PERFIL DO ALUNO À SAIDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA:
Esta atividade está inserida numa estratégia articulada que implicou, neste caso, que os alunos fossem capazes de:
- utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade;
- transformar a informação em conhecimento;
- pesquisar e recorrer à informação disponível em fontes documentais físicas e digitais...
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