O sol aquecia. A biblioteca como sempre, seria pequena para toda a pequenada, mas nada foi impeditivo de um momento de leituras, com a Hora do Conto :Pare, escute e olhe, de António Torrado.
Em jeito de cenário improvisado, os colchões de Ed. Física foram manta, o palco pátio coberto e a história acontecia.
Tudo para fazer entender que uma leitura pode trazer magia, aprendizagem e sorrisos....
Com o caracol todos aprenderam ...
sábado, 30 de março de 2019
quinta-feira, 28 de março de 2019
Páscoa Feliz
A biblioteca e a equipa da Biblioteca Escolar convidam toda a comunidade escolar a ler um livro ,na interrupção letiva e desejam Páscoa Feliz:
domingo, 24 de março de 2019
Dia Mundial da Água- 22 de março
Dia Mundial da Água- 22 de março
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional para a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas deste dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional para a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas deste dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
- A água faz parte do património do planeta;
- A água é a seiva do nosso planeta;
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
- A utilização da água implica respeito à lei;
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;
- O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Por tudo isto, não desperdices, nem poluas a água porque sem ela , não conseguirás sobreviver!- A água faz parte do património do planeta;
- A água é a seiva do nosso planeta;
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
- A utilização da água implica respeito à lei;
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;
- O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Dia Mundial da Poesia
O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março e foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
Alberto Caeiro:
Mais poesia!
https://youtu.be/DZKVu19hGFE
Alberto Caeiro:
Mais poesia!
domingo, 17 de março de 2019
Atividades ao rubro-Semana da Leitura
Hoje leitor , amanhã leitor(es)
A Semana da Leitura recentrou a leitura na atividade escolar.
Todos estiveram envolvidos .
Das turmas do segundo e terceiro ciclos vieram, ao Auditório, representantes para o Concurso: " Eu "Eu li, eu sei!"
As turmas do primeiro ciclo foram realizando a atividade na sala de aula.
As obras em concurso:
Uma questão de cor- Ana Saldanha
Gato malhado e andorinha Sinhá- Jorge Amado
Auto da Barca do Inferno- Gil Vicente
O beijo da palavrinha - Mia Couto
Depois , a magia da leitura aconteceu .
Na sala dos professores, voluntários criavam , nos intervalos , momentos de partilha.A leitura impunha-se e nasciam deliciosos momentos de histórias e poesia...
Como as bibliotecas das E.B. 1 se tornavam pequenas para os grandes momentos de Leitura, os polivalentes transformavam-se. As turmas iam mostrando os seus melhores leitores e entre palmas e pontos, a leitura era o motivo maior.
A professora Fátima Gil, da equipa da Biblioteca, ofereceu uma lembrança da Semana da Leitura para toda a escola...
Houve também momentos de Hora do Conto para os mais pequeninos...
Entretanto, os prémios de leitura serão divulgados....
A leitura de e para todos passou também pela participação de uma assistente operacional com dupla nacionalidade para ler em língua espanhola.
Momentos de partilha...
Os nossos leitores foram todos ótimos.
Parabéns aos alunos e seus professores!
Viva a Leitura!
domingo, 10 de março de 2019
SEMANA DA LEITURA
Algumas dicas para melhorares a tua
competência leitora:
competência leitora:
1. Lê com cuidado:
Para conseguires absorver o máximo do conteúdo, é necessária uma leitura atenta. Caso precises, destaca, anota e marca as páginas.
2. Cria fichas de leitura
Para melhorares a compreensão do que lês , podes utilizar fichas de leitura , registando informações do que leste, pois pequenas anotações podem ajudar-te a lembrar de pontos-chave de cada conteúdo.
3. Lê em voz alta
Ler em voz alta serve como uma boa estratégia de memorização além de te ajudar a entender melhor alguns conteúdos mais exigentes e complexos do que leste. Essa prática também pode ajudar-te a colocar as ideias em ordem e a evitar que o texto fique confuso..
4. Lê mais sobre vários assuntos
Cultiva a leitura: essa é a melhor estratégia para leres melhor. Adota o hábito de ler diariamente. Não leias apenas pela obrigação de cumprires as tarefas propostas pelos professores. Escolhe conteúdos do teu interesse, mas seleciona várias opções de assunto pois isso amplia os teus conhecimentos literários e ajuda a aumentar o teu repertório no momento de escrever ou falar sobre algo.
5. Lê , escreve e partilha !
Deves ler e escrever sem compromisso sobre algo de que gostas, pois isso tornará o trabalho mais divertido e interessante. Podes registar os teus textos e até criar um blogue literário. Partilha o que lês e escreve. Quanto mais vezes o fizeres, maiores serão as tuas habilidades adquiridas.Compartilha as tuas experiências sobre leitura e escrita para ajudar outras pessoas também. Dessa forma, as tuas habilidades amadurecerão com mais consistência.
A leitura é um investimento no teu crescimento !
Lê!
quarta-feira, 6 de março de 2019
Dia da Mulher
Dia Internacional da Mulher
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, é comum ver um clima festivo em torno da data, com a oferta de flores às mulheres e provas desportivas. Entretanto, o objetivo central desse dia é convidar a sociedade a refletir sobre a condição feminina no mundo e a debater a questão da igualdade de direitos entre mulheres e homens e até a violência doméstica. Assim, a ocasião busca firmar a equidade de direitos entre os géneros, sem que as diferenças biológicas entre os sexos sejam utilizadas como pretexto para diminuir o valor da mulher.
A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu aquele período também como Década da Mulher.
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Dia dos Afetos- Dia de S.Valentim
As bibliotecas prepararam-se para comemorar o Dia dos Afetos numa estratégia de promoção dos valores do Amor e de não violência nas relações entre pessoas.
Estiveram em exposição vários livros em todas as bibliotecas do Agrupamento com a temática do Amor.
Foram realizados vários trabalhos e os alunos estimulados a refletir e a produzir:
> Carta de Amor
>Postais para mensagens
>Decorações temáticas
Num trabalho de articulação entre a biblioteca e a turma SLT4 da Escola E.B. 1de S.Lourenço na aula de português um trabalho sobre o Amor. Este trabalho teve como pré- Texto uma abordagem na bibliuoteca com os momentos do Biblio-smile . De pois a professora foi explorar o tema e em português e cidadania , numa perspetiva de valorizar o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela rejeição de todas as formas de discriminação ou violência . O resultado final do trabalho coletivo sobre o amor foi depois apresentado na Biblioteca .
Estiveram em exposição vários livros em todas as bibliotecas do Agrupamento com a temática do Amor.
Foram realizados vários trabalhos e os alunos estimulados a refletir e a produzir:
> Carta de Amor
>Postais para mensagens
>Decorações temáticas
Num trabalho de articulação entre a biblioteca e a turma SLT4 da Escola E.B. 1de S.Lourenço na aula de português um trabalho sobre o Amor. Este trabalho teve como pré- Texto uma abordagem na bibliuoteca com os momentos do Biblio-smile . De pois a professora foi explorar o tema e em português e cidadania , numa perspetiva de valorizar o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela rejeição de todas as formas de discriminação ou violência . O resultado final do trabalho coletivo sobre o amor foi depois apresentado na Biblioteca .
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Concurso de Poesia Interescolas
O Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019 inicia-se no dia 8 de janeiro e termina a 15 de março.
Convida-se os alunos, os docentes, os funcionários e os encarregados de educação do AE Gaia Nascente a participar.
Este Concurso decorre em parceria com as Escolas/Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, poetas residentes e outros intelectuais, conforme o Regulamento concelhio apresentado aqui, incluído no site “Poesia em Gaia”.
As orientações para a organização interna de cada escola/JI do AE Gaia Nascente encontram-se aqui.
Convida-se os alunos, os docentes, os funcionários e os encarregados de educação do AE Gaia Nascente a participar.
Este Concurso decorre em parceria com as Escolas/Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, poetas residentes e outros intelectuais, conforme o Regulamento concelhio apresentado aqui, incluído no site “Poesia em Gaia”.
As orientações para a organização interna de cada escola/JI do AE Gaia Nascente encontram-se aqui.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Festas Felizes
^
^^^
^^^^^
^^^^^^^
*
As Bibliotecas do Agrupamento vestiram-se de cores natalícias com livros em destaque . Sempre que foi possível, os utilizadores deram a sua ajuda nas decorações .
A comemoração serviu ainda para desenvolver várias áreas de competências como relacionamento interpesssoal , sensibilidade estética, linguagens e textos entre outras.
A equipa da biblioteca propôs a articulação com a disciplina e professores de português no âmbito da flexibilidade. Foi assim realizada uma árvore de Natal coletiva, com mensagens carregadas de princípios de base humanista que traduzem uma visão que valoriza o respeito pela dignidade humana, em valores da Cidadania e participação . Esta árvore teve ainda a colaboração dos alunos de biblioterapia, Direção, assistentes operacionais e técnicos.
A equipa dinamizou também a Hora do Conto para as salas do pré-escolar e algumas turmas do 1º ciclo
.
Foram feitas várias decorações fora da biblioteca alusivas à data :
Tudo foi executado com a preciosa colaboração da assistente operacional da Biblioteca que montou várias decorações de Natal : anjos nas portas das salas, pais natais na sala dos professores e em outros locais da escola.
Fazendo jus ao papel da biblioteca como espaço de estímulo da dimensão atitudinal, que orienta a ação dos jovens , relacionamento com o mundo que os rodeia, a biblioteca envolveu a equipa e alunos nas decorações para; receber as famílias
;representantes do governo e autarquia no dia 14 de dezembro.
terça-feira, 11 de dezembro de 2018
10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos
No 10 de dezembro de 2018 - celebrou-se o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dia em que, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris.
Dadas as violações perturbadoras em relação aos direitos humanos em muitas regiões do planeta, é necessário lembrar os princípios e valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos .
A Biblioteca , de acordo com os valores e princípios do perfil do aluno , propôs, a todos, um momento de discussão/reflexão com a colocação de um alerta com alguns pontos dos Direitos do Homem.
A biblioteca pretendeu:
A biblioteca pretendeu:
- ajudar a a pensar de modo abrangente e em profundidade na importância da defesa dos direitos humanos para o bem e justiça da humanidade.
domingo, 9 de dezembro de 2018
20 de novembro- Dia Internacional dos Direitos da Criança- Dia do Pijama
Dia Internacional dos Direitos da Criança - foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo:
- Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
- Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
- Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
- Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
- Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
- Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
- As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
- Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
- Todas as crianças têm direito à educação.
- Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.
A biblioteca alertou a comunidade para a importância deste dia . Foram ainda expostos vários livros sobre os direitos das crianças e houve momentos em que se combinou com o Dia o Pijama .
VENCEDORES: Enigma do mês
A partir de dezembro, a biblioteca propõe desafios, que de forma lúdica , pretendem desenvolver capacidades mentais.
Como outros jogos educativos, tem necessariamente, o sentido de competição e de vitória. Mas, neste caso, a vitória e o prazer conquistam-se pela descoberta do sentido das palavras, quando se compreende a lógica da adivinha.
Por outras palavras, a biblioteca pretendeu desenvolver a capacidade de abstração que permite treinar a concentração e aumentar o discernimento..
Em resumo, o uso das adivinhas, como forma de convívio social entre adultos e jovens , desenvolve nestas a disciplina, o raciocínio e aumenta a agilidade mental; desenvolvendo a observação imaginativa, leva à descoberta de alternativas e toma o espírito mais sadio e apto para entrar na "antecâmara do conhecimento".
Quem sabe as respostas?
VENCEDORES:
Alunos:
1º PRÉMIO
- Lisandro Guedes- nº 12- 7ºD
- Vitória Cavadas-nº 19- 7ºD
- Diogo Maia nº 11- 9ºA
2º PRÉMIO
- Gonçalo Couto nº 8- 7ºD