quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Semana da Leitura- Dra Ana Maria Magalhães

Será já no próximo dia  25 de março, que o nosso Agrupamento terá a honra de receber a escritora Dra Ana Maria Magalhães, com o apoio das Edições Asa.
http://www.youtube.com/watch?v=aiEJyEiQK24


Já se ensaiam músicas e algumas surpresas!
Os alunos estudaram as suas obras e poderão colocar questões.
Tudo se passará no nosso agrupamento na  E.B 23 de Vila d'Este   e na E.B. 1 de S.Lourenço.

Todos se preparam! 
Faltam poucos dias! 


 Vai conhecendo um pouco da autora:
http://www.youtube.com/watch?v=aiEJyEiQK24

Semana da Leitura 17-21 de março- Muitas Novidades

( Cartaz sairá em breve)

 Concurso- Eu li , eu sei!-Auditório Escola sede
 2 equipas de cada turma ( 2 elementos cada equipa)
 10h15m
5º ano - A Fada Oriana 
                    Sophia de Mello B. Andresen
 11h00m
6º ano - Ulisses
              Maria Alberta Menères
 11h15m
7º ano - Quero ser outro
                     Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

12h00m
8º ano - A Saga 
                    Sophia de Mello B. Andresen
9º ano - Os Lusíadas
                     Luís Vaz de Camões

Ação de Formação - BIBLIOTECA DA ESCOLA SEDE

17 de março pelas 16h15 
A convite da nossa Biblioteca , temos a oportunidade de ter uma ação de formação  para professores ,que decorrerá na Semana da Leitura, no âmbito  da leitura “Dizer, Escrever e Ler, Sendo: contributos da Expressão e Educação Dramática no Ensino Básico

Professor Dr. José Manuel de A.Couto

José Manuel de Almeida CoutoDoutoramento em Ciências da Educação


para  professores interessados, basta contactar:bibviladeste@gmail.com      

ou  bfatimapaiva@gmail.com   ou   bfatimapaiva@aeviladeste.com (cartaz também afixado)

#######################################################################

 18 de março 

11h
Encontro com a escritora 
Dra. Manuela Ribeiro -Escola E.B. 1 de Vila d'Este
 

Ao longo da Semana- Hora do Conto
Contador de histórias - Dr. André Boaventura
(Escola sede e Escola E.B. 1 de Balteiro)
Para diferentes ciclos , teremos a Hora do Conto em horário a definir.



Educador, escritor e narrador oral , dedica-se ao ofício da palavra escrita, à tradução e à legendagem.
http://andreacappella.blogspot.com

http://www.sextadoscontos.com/2011_02_01_archive.html

 Ao longo da semana
Oficinas de escrita
Dra Eugénia Machado/Dra Odete Boaventura
Horários a definir

P.B.Belmira Paiva
Concurso de Leitura- 1º ciclo
7ª Edição . Concurso- Eu li, eu sei ! ( 2º E 3º CICLO)

Dia 28 de março
E.B. 1 de Balteiro- 14h00m
Dra. Laura Santos
apresenta o seu  conto infantil 
Neptuno

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura-obras


 VENCEDORES 1ªA FASE 
ESCOLA
Ricardo Pinho -7ºF
Vanessa Ferreira-8ºC
Marina Magalhaes- 9ºB



Concurso Nacional de Leitura 2014

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza pela 8ª vez a segunda fase - fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, em coordenação com os seus parceiros.
O tema escolhido este ano  é abrangente e engloba o fantástico, o mistério, o mágico, o maravilhoso e a a ficção.
A realização das provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2013/14, no distrito do Porto, tem a data marcada para o dia 8 de maio e apela-se a que alunos e professores tenham todo o dia disponível.
As obras selecionadas são as seguintes:
3º Ciclo do Ensino Básico:

· Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho
         Viagem ao centro da terra, de Júlio Verne
Quem serão os vencedores?
Em breve saberemos!
Participa!

1ª FASE- Escola
Obras em Concurso




O cavaleiro da Dinamarca

A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho




Os contos de Eça de Queirós

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lindas!

As bibliotecas escolares das escolas do nosso agrupamento vestiram-se de cores e atividades. Todas tiveram uma árvore de Natal, com estrelas feitas em origami pelos alunos e uma mensagem elaborada por   cada turma .
Estiveram lindas!

Biblioteca da escola sede E.B. 2 3 de Vila d'Este

Biblioteca da escola E.B. 1 de Balteiro 
Biblioteca E.B. 1 de S.Lourenço

 Biblioteca E.B. 1 de Vila d'Este

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A todos os alunos, professores ,assistentes e famílias - Feliz Natal

Boas leituras!

Estrelas para todos- HORA DO CONTO

As bibliotecas tiveram uma animação redobrada.
Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo vieram, com as suas educadoras e  professores, assistir à Hora do Conto nas diferentes  Bibliotecas.
Todos ouviram com atenção a história" Um beijo para o Pai Natal" contada pela coordenadora das bibliotecas. Houve no final , beijos, origamis e mensagens de Natal!
Momentos de magia!!!!
 E.B. 1 de S. Lourenço- Sala da Prof. Carmen
E.B. 1 de S. Lourenço- Sala do Prof. Vítor
 
 
Escola E.B.1 de Balteiro - Todas as turmas disseram  presente.

Natal no Agrupamento e nas bibliotecas

As atividades de Natal das nossas bibliotecas escolares :