quarta-feira, 24 de abril de 2019

DIA MUNDIAL DO LIVRO


LER, DOCE LER

Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar
e de abrirem de par em par
as paisagens e as imagens
para eles, lendo, poderem sonhar.
Os livros gostam muito
de contar histórias,
mesmo que essas histórias
sejam contadas em verso
com a mesma naturalidade
com que eu escrevo,
com que eu converso.
Os livros também respiram,
e o ar que lhes enche as páginas
tem o aroma intenso das viagens
que eles nos convidam a fazer,
sempre à espera que a magia
daquilo que nos contam
possa realmente acontecer.
Os livros são novos e antigos,
mas não gostam de ter idade.
Disfarçam uma mancha, uma ruga
e gostam de viver em liberdade
numa prateleira alta,
sobre a mesa em que se escreve
ou na bibliotecas da cidade.
E é por isso, porque o seu tempo
é sempre maior que o tempo,
que eles não gostam de ter idade. (...)
“José Jorge Letria” 


Dia Mundial do Livro, é comemorado anualmente a  23 de abril e embora todos os dias, o livro seja, nas nossas bibliotecas, o objeto e o instrumento para ajudar a fazer crescer os nossos alunos, não se podia deixar passar a data...

domingo, 31 de março de 2019

Biblioteca- recebe 4º ano



A biblioteca escolar recebeu, nos  dias 26 e 28 de março,  todas as turmas de 4º ano numa atividade promovida pelo serviço técnico de Psicologia  e Direção,  que integrou várias experiências em diferentes  espaços, serviços e departamentos.
Visava-se sobretudo facilitar uma futura integração dos alunos sem sobressaltos no próximo ano letivo.

As atividades na Biblioteca centraram-se nas literacias da informação e da leitura:

  1. Rapidinho vamos encontrar um livrinho
  2. Hora do Conto
  3. Puzzle 
  4. Mostra de Leitura 
O tempo voava e a campainha atraiçoava  a vontade de descobrir todos os livros, jogos , cantos e atividades que por ali estavam à mão , haverá tempo no próximo ano....

sábado, 30 de março de 2019

Hora do Conto

O sol aquecia. A biblioteca como sempre, seria pequena para toda a pequenada, mas nada foi impeditivo de um momento de leituras, com a Hora do Conto :Pare, escute e olhe, de António Torrado.                         
Em jeito de cenário improvisado, os colchões de Ed. Física foram manta, o palco pátio coberto  e a história acontecia.
Tudo para fazer entender que uma leitura pode  trazer magia, aprendizagem e sorrisos....
Com o caracol todos aprenderam ...

quinta-feira, 28 de março de 2019

Páscoa Feliz

A biblioteca  e  a equipa da Biblioteca Escolar convidam toda a comunidade escolar a ler um livro ,na interrupção letiva e desejam Páscoa Feliz:

domingo, 24 de março de 2019

Dia Mundial da Água- 22 de março




Dia Mundial da Água- 22 de março 



Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional para a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas deste dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Mãe segurando aquário com Planeta Terra dentro

  1. A água faz parte do património do planeta; 
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;
  10. O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Por tudo isto, não desperdices, nem poluas a água porque sem ela , não conseguirás sobreviver!

Vídeo sobre a água:

Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março  e foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
 Alberto Caeiro:






Mais poesia!

https://youtu.be/DZKVu19hGFE





domingo, 17 de março de 2019

Atividades ao rubro-Semana da Leitura







Hoje leitor , amanhã leitor(es)
Semana da Leitura recentrou a leitura na atividade escolar.
Todos estiveram envolvidos .
Das turmas do segundo e terceiro ciclos vieram, ao Auditório, representantes para o Concurso: " Eu "Eu li, eu sei!"
As turmas do  primeiro ciclo  foram realizando  a atividade na sala de aula.

As obras em concurso:
Uma questão de cor- Ana Saldanha
Gato malhado e andorinha Sinhá- Jorge Amado
Auto da Barca do Inferno- Gil Vicente
O beijo da palavrinha - Mia Couto



Depois , a magia da leitura aconteceu .
Na sala dos professores, voluntários criavam , nos intervalos , momentos de partilha.A  leitura impunha-se e nasciam deliciosos momentos de histórias e poesia...

Como as bibliotecas das E.B. 1 se tornavam  pequenas para os grandes momentos de Leitura, os polivalentes transformavam-se. As  turmas iam mostrando os seus melhores leitores e entre palmas e pontos, a leitura era o motivo maior.
 

 Os professores mostravam-se, com razão, orgulhosos da leitura dos seus alunos.
A professora Fátima Gil,  da equipa da Biblioteca, ofereceu uma lembrança da Semana da Leitura  para toda a escola...

Houve também momentos de Hora do Conto para os mais pequeninos...
 
Entretanto, os prémios de leitura serão divulgados....









https://www.instagram.com/p/BvDCVoQBj6f/


A  leitura de e para todos passou também pela participação de uma assistente operacional com dupla nacionalidade para ler em língua espanhola.
Momentos de partilha...



Os nossos leitores foram todos ótimos. 

Parabéns aos alunos e seus professores!

Viva a Leitura!