quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Quem é Ana Saldanha?
Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com a sua tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.
A escritora Ana Saldanha vem à escola
Sabias que a escritora Ana Saldanha vem à escola? Pois é, vem no dia 11 de Março. Gostavas de conhecer melhor a obra desta escritora? Vem à Biblioteca e lê alguns dos seus livros.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
"Ler é Aprender", o título de um blogue
Notícias e actividades das Bibliotecas das EB1/JI(s) do Agrupamento à distância de 1 clique

As notícias, actividades e outras informações das 2 Bibliotecas das EB1/JI(s) são, de forma integrada com outras actividades e informações das escolas destes níveis de ensino, publicadas no blogue "Ler é Aprender".
Podem, no entanto, ser visualizadas neste blogue através de um simples clique na listagem de blogues imperdíveis.
Mais um passo na sequência de passos que darão conteúdo à nossa desfolhada da leitura...
Foi lançado, no passado mês de Novembro, nas Bibliotecas das EB1/JI(s) do Agrupamento, em sessões com a participação activa dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, o blogue “Ler é aprender”, a ser construído ao longo do ano, com o contributo activo de todos, mas , fundamentalmente, dos alunos.
Trata-se de um instrumento novo de estímulo à leitura e à partilha de leituras, como forma de prazer, de viver aventuras, de sonhar, de satisfazer curiosidades, de desvendar segredos, de conhecer, .... enfim, ...., de aprender.
As notícias, actividades e outras informações das 2 Bibliotecas das EB1/JI(s) são, de forma integrada com outras actividades e informações das escolas destes níveis de ensino, publicadas no blogue "Ler é Aprender".
Podem, no entanto, ser visualizadas neste blogue através de um simples clique na listagem de blogues imperdíveis.
Mais um passo na sequência de passos que darão conteúdo à nossa desfolhada da leitura...
Etiquetas:
Atividades,
blogue,
desfolhada,
inovação,
leitura
domingo, 19 de dezembro de 2010
Atividades de Natal
Neste final de período fomos presenteados com várias iniciativas que nos fizeram sentir mais próximos uns dos outros e que nos lembraram que o espírito de Natal nos renova, pela alegria da partilha, da solidariedade, da harmonia e do amor entre as pessoas. Dessas iniciativas destacamos o Projecto Babete, da responsabilidade dos alunos do 9º C. A Biblioteca colaborou nesta iniciativa colocando o seu espaço à disposição dos alunos para armazenar, distribuir por idades e sexo e embrulhar os brinquedos e vestuário que se destinavam a crianças carenciadas.
Tivemos também a realização da Hora do Conto, pelos alunos do 6º F, que com a ajuda dos seus professores de Área de Projecto, apresentaram às turmas do 2º ciclo uma adaptação do conto "Natal nas Asas do Arco-Íris", da autoria de Alice Cardoso e ilustrado por Sandra Serra. Para o 3º Ciclo a Biblioteca apresentou o conto “História de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e ainda a versão original do conto “Natal nas Asas do Arco-Íris”.
A Feira do Livro foi outra actividade organizada pela Biblioteca que permitiu a todos a aquisição de bons livros que nos poderão abrir novas janelas para o conhecimento ou proporcionar bons momentos de lazer durante as férias de Natal.
A Biblioteca colaborou ainda com os alunos do 5º C na apresentação da Peça de Teatro
“O Pai Natal Guloso”, retirada da obra “Natal, Natal”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Tivemos também a realização da Hora do Conto, pelos alunos do 6º F, que com a ajuda dos seus professores de Área de Projecto, apresentaram às turmas do 2º ciclo uma adaptação do conto "Natal nas Asas do Arco-Íris", da autoria de Alice Cardoso e ilustrado por Sandra Serra. Para o 3º Ciclo a Biblioteca apresentou o conto “História de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e ainda a versão original do conto “Natal nas Asas do Arco-Íris”.
A Feira do Livro foi outra actividade organizada pela Biblioteca que permitiu a todos a aquisição de bons livros que nos poderão abrir novas janelas para o conhecimento ou proporcionar bons momentos de lazer durante as férias de Natal.
A Biblioteca colaborou ainda com os alunos do 5º C na apresentação da Peça de Teatro
“O Pai Natal Guloso”, retirada da obra “Natal, Natal”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
ATIVIDADES DE NATAL
De 6 a 17 de Dezembro ninguém poderá ficar indiferente. A leitura, a reflexão e os valores de solidariedade do Natal estarão ao rubro. Teremos a Hora do Conto para todos e uma Feira do Livro, onde poderás escolher e comprar um livro que será o teu amigo nas horas de lazer das férias do Natal.
Aparece! Não te arrependerás!
BOM NATAL!
Aparece! Não te arrependerás!
BOM NATAL!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
S. Martinho na Biblioteca
A Biblioteca comemorou o dia de S. Martinho. Houve castanhas e muita animação. Os alunos ficaram a conhecer a Lenda de S. Martinho e diversos provérbios alusivos ao dia


