Biblioterapia

25 de abril - Exposição montada com os alunos: 
Manhã de 23 de abril:
A Letícia, o Bruno, a Íris, o Miguel e a Bárbara da Conceição  identificaram  o assunto  e prepararam materiais como: papel cenário, tipos de colas ,  cartolinas ,tesouras , folhas com frases, agrafes e outros materiais . Selecionaram as cores da bandeira e montaram as letras dos títulos, contornaram com lápis  formas  e estabeleceram  simetrias. Utilizaram de seguida, o agrafador, fizeram cópias de folhas e escolheram as frases. Contaram livros,  recortaram e  foram autonomamente à reprografia  e ao arquivo, cumprindo funções específicas, com mensagens memorizadas  . Com a ajuda da professora bibliotecária, fizeram a exposição.
Parabéns!!!! 


******************************************************************************
Um projeto vários objetivos.
Em articulação com a Educação Especial está a funcionar um projeto designado de Biblioterapia, que envolve 10 alunos da escola sede, desde o 5º ao 9º ano.
Trata-se de um projeto em que os  diferentes são  apenas diferentes mas com direitos iguais. A biblioteca é de todos e para todos.

Neste projeto desenvolvem-se atividades em que se estimula o auto-conhecimento com inúmeras propostas, contribuindo  para a promoção da formação global , tentando reforçar a autonomia destes alunos , no  desenvolvimento das suas competências de leitura e socialização.
A  Biblioteca desenvolve atividades adaptadas a cada um , na área da organização, nomeadamente na promoção de cidadania,  inclusão social através  da interação   com os outros:
  • Jogos de leitura
  • Recortes
  • Participação na  divulgação das atividades da BE.
  • Identificação de documentos ; trabalhos com massas, tintas.
  • Escrita criativa adaptada a cada caso.

Exemplo: Participação na organização da Feira do Livro.
*********************************************************

Album criado pelos alunos
O Bruno, a Letícia, a Verónica, a Íris e a Letícia registaram o que se passou na Semana da Leitura, criando o seguinte album:

Publish at Calameo or read more publications.

*************************************************************
A Bárbara Rosa  quis também fazer fotografia e aqui está o resultado !!!

A utilização da máquina fotográfica foi um momento de autonomia !




Sem comentários:

Enviar um comentário